O tratamento para vasinhos inestéticos mais utilizado ainda é a escleroterapia.
Apesar dos excelentes lasers e outros aparelhos que surgiram nos últimos anos, quase sempre precisamos acrescentar ao tratamento a escleroterapia, ainda que sejam poucas sessões. Isso porque sempre temos vários tipos de vasinhos a serem tratados, no mesmo paciente.
E um tratamento que é ótimo para um tipo de vasinho, pode não ser o ideal para outro. Isso depende de vários fatores como cor da pele, espessura do vasinho, profundidade, proximidade de vasos maiores, propensão para manchar a pele e assim por diante.
A escleroterapia é feita com glicose?
Sim e não. A glicose é uma das formas de se tratar os vasinhos inestéticos das pernas. Pode ser usado outras drogas como polidocanol, Etamolin, Variglobin, solução salina hipertônica e outras. Alguns médicos usam uma mistura dessas drogas. Ou seja, não existe uma receita fixa para esse tratamento.
A concentração da glicose também é variável, mas isso não muda muito. A maioria dos profissionais usam Glicose 75%. Concentrações menores não são tão eficientes.
Você sabia que escleroterapia é feito também em outras regiões do corpo como face, dorso, tórax? Isso porque as telangiectasias se distribuem pelo corpo todo. Com menor frequência e menos vasinhos, mas podem ser encontradas.
Especialmente no rosto onde os vasinhos são bem frequentes. Mas, vasinhos da face merecem um texto específico.
A história da escleroterapia é bem antiga, Há muitos anos as primeiras tentativas foram feitas em varizes. E o resultado era bom! As veias entupiam, mas o resultado estético não era muito bom. E como o resultado da cirurgia de varizes melhorava ano após ano, a escleroterapia foi abandonada temporariamente.
Algum tempo depois, a ideia de tratar os vasos menores com escleroterapia começou a tomar força e hoje é o tratamento mais utilizado para os vasinhos mais finos (telangiectaisas).
Claro que os novos aparelhos de laser, radiofrequência e outras tecnologias têm melhorado e já ocupam lugar de destaque no tratamento estético de vasinhos.
A glicose 75% é o medicamento preferido pelos médicos brasileiros que são muito respeitados em todo mundo pelos excelentes resultados. Em outro lugares as drogas usadas variam um pouco, dependendo do país.
Esse método de tratamento tem uma vantagem grande que é a não necessidade de repouso, nem de cuidados especiais ou curativos. Mas nem sempre foi assim. Há alguns anos se recomendava repouso, uso de meias elásticas e não tomar sol por cerca de 15 dias! Atualmente esses cuidados são recomendados excepcionalmente.
E a dor? Escleroterapia dói?
Não! Escleroterapia é muito bem tolerada pela maioria das pessoas. Saiba mais em escleroterapia Dói ?
Lembre-se que a escleroterapia ainda é bom para os vasinhos. Na verdade ainda é o principal método para tratar microvasinhos e feito com glicose é ótimo, eficiente, pouco doloroso e não precisa de cuidados especiais após o tratamento mas não é indicada para todos os casos de vasinhos!
O seu caso em especial pode necessitar de outros procedimentos como laser, espuma de polidocanol, microcirurgia. Mas sempre haverá uma forma de melhorar muito sua aparência.